top of page

Descolonizando o Brasil (Palestra) – Eduardo Bueno Peninha


Endereço: Praça Marechal Deodoro, S/N – Centro Histórico

Entrada franca


Esta atividade conta com Tradução e Interpretação para Língua Brasileira de Sinais — LIBRAS


Somos, quase todos, colonos e somos, todos, colonizados. Somos colonos pois somos fruto do processo de expansão da humanidade pelo globo - e nesse sentido, até mesmo os povos Tupi colonizaram (e conquistaram) o que hoje é o Brasil. E ao mesmo tempo somos colonizados pois a maior parte das “ferramentas” culturais e artísticas que usamos vieram “de fora” e foram fruto de movimentos que não nasceram no Novo Mundo.


Mas nenhum momento é mais revelador dessa mistura e desse choque de visões, de trajetórias e de “culturas” do que a agora centenária Semana de Arte Moderna de 1922, quando artistas nascidos no Brasil e que nunca haviam se interessado pelo Brasil “redescobriram” o país pela ótica de um francês, Blaise Cendrars. A arte brasileira é muito anterior e bem posterior a esse momento “fundador”, claro – mas ele ainda é um marco divisório e vale a pena recuar e avançar no tempo a partir desse ponto, até porque ele acaba de completar um século redondo. Esse será o ponto de partida para a discussão do papel da arte na construção da história do Brasil.



Eduardo Bueno

Jornalista, escritor, tradutor e youtuber brasileiro. Bueno iniciou a vida profissional aos dezessete anos, como repórter do jornal gaúcho Zero Hora. Atuou como editor, roteirista, tradutor, e trabalhou em diversos veículos de comunicação. Formou-se em jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ficou conhecido do público jovem gaúcho pela sua participação no programa "Pra Começo de Conversa", da TV Educativa de Porto Alegre. Em 1988, teve também um quadro em outro programa daquela emissora educativa gaúcha, no horário do almoço, ao lado de Maria do Carmo Bueno, Zé Pedro Goulart, Cândido Norberto e outros. Também integrou a equipe do jornalista paulista Augusto Nunes no jornal Zero Hora. Atualmente comanda o canal "Buenas Ideias" no YouTube, que narra a história do Brasil a sua forma.


Foto: Arquivo pessoal / Divulgação


60 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page