top of page
Mostra Internacional de Arte Contemporânea
ARTE • IDENTIDADE • FUTURO
Programação 2025
MIAC — O Tempo dos Corpos
Clique para conferir:


Karaiw a’e wà, os Civilizados
Em Karaiw a'e wà, videoarte desenvolvida por Zahy e Candombá, os artistas resgatam a palavra “karaiw”, que significa civilizado, para questionar a construção do indígena “selvagem” e “bárbaro”, imagem enraizada pela colonialidade. Karaiw a’e wà considera o Futurismo Indígena como uma metodologia para combater a erradicação histórica do conhecimento, das tecnologias e das formas criativas indígenas.


Cosmos
Nas diferentes epistemologias indígenas, a estrutura cósmica é habitada por seres espirituais e forças invisíveis que se relacionam diretamente com a Terra. A abóbada celeste está conectada com o calendário climático, ajudando a definir, por exemplo, o manejo da roça, da pesca e das atividades cotidianas. Por isso que a estrutura cósmica se vincula à organização da vida dos seres humanos, sendo espaço de conexão fundamental para o equilíbrio do planeta.


Ytá
Uma performance cênica de Barbara Matias Kariri e Edceu Barboza (Crato/CE). O espetáculo Ytá está inserido nas dramaturgias da pedra-fóssil do Cariri cearense em seus aspectos culturais, étnicos e paleontológicos, e se coloca como uma provocação cênica-audiovisual, despertando a construção de uma experiência imagética-sensorial com e a partir do território Kariri através de suas narrativas e histórias da terra, das pedras, dos fósseis e dos animais humanos.


Les Sans
Inspirada em "Os Condenados da Terra", de Frantz Fanon, a peça de Ali Kiswinsida Ouédraogo conta a história de dois camaradas, Tiibo e Franck, que se reencontram após dez anos de separação. Ainda um revolucionário fervoroso, Franck quer relançar a luta pela independência total da antiga colónia francesa do Burkina Faso e propõe o boicote às comemorações do Dia da Independência.


L'Opéra du Villageois
L'Opéra du Villageois, de Zora Snake, é uma performance de dança da artista camaronesa. Apresenta danças africanas ancestrais, como kounga, nka'a e sondap. Este espetáculo fortalece os laços culturais entre França, Brasil e África, questionando a liberdade artística e a circulação das artes entre os continentes.


Antes do Tempo Existir
Antes do tempo existir é um espetáculo performático que propõe uma experiência com o público sobre o tempo da existência. Em um formato de instalação, a proposta cria uma relação direta com o espectador sugerindo uma narrativa e uma visualidade que contempla perspectivas sobre a natureza em seu movimento contínuo.


Primeiro Amor
Primeiro Amor é um ato de reparação colocado num envelope e endereçado ao primeiro amor. É a história de um rapaz dos anos 90 que gostava de esqui de fundo – e de dançar também –, mas como não conhecia nenhum movimento, costumava copiar os do esqui, engolido pelo verde eterno de uma província do norte de Itália.


A queda do Céu
A partir do poderoso testemunho do xamã e líder Yanomami Davi Kopenawa, o filme “A Queda do Céu” acompanha o importante ritual, Reahu, que mobiliza a comunidade de Watorikɨ num esforço coletivo para segurar o céu.
Fique ligado
bottom of page